Crescimento de empresas sustentáveis revela preocupação dos consumidores com o meio ambiente. Saiba como reciclar embalagens e preservar a natureza.
Atualmente, com as crescentes preocupações com a questão ambiental, os consumidores tem cobrado posicionamentos sustentáveis das empresas que consomem, é o que mostrou um estudo feito pela Union + Webster e publicado em 2019 pela Agência Fiep. Segundo o levantamento, 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Os dados comprovam a relevância do tema, que não deve ser ignorado pelas empresas.
Nesse contexto, ao abordarmos a sustentabilidade do mercado de embalagens, não podemos deixar de falar sobre reciclagem. Esse é um dos principais meios para a redução dos impactos do descarte, já que é através desse processo que materiais que não seriam mais utilizados possam ser reaproveitados. Porém, para que essas matérias-primas ganhem vida nova, elas precisam passar por algumas etapas, que envolvem a coleta, triagem e tratamento.
Entretanto, o sucesso desse processo depende de uma cadeia sólida e responsável, e para que isso seja possível, comprometimento é indispensável. A Herockpack é uma empresa que, mesmo atuando no mercado de plásticos, entende a importância das práticas sustentáveis, comprometendo-se com o meio ambiente. Por isso, busca sempre conscientizar seus parceiros sobre o tema. Pensando nisso, preparamos um guia sobre reciclagem de materiais. Vamos lá?
RECICLAGEM DE MATERIAIS
Vidro
O vidro é um material altamente reutilizável, podendo ser reciclado infinitas vezes. O que o torna uma opção bastante sustentável. O processo de reciclagem do vidro consiste em lavagens para a remoção de sujidades, depois de limpo, ele é triturado. Em seguida, os cacos são aquecidos e fundidos a uma temperatura acima de 1300°C, tornando-se uma massa moldável. Então, o material está pronto para ganhar novos formatos: copos, garrafas, vasos, etc.
A grande dificuldade encontrada na reciclagem do vidro está no manejo do material, que pelo alto volume, demanda uma infraestrutura bem preparada, além de colaboradores treinados que consigam manejar o vidro de fora segura. Outro problema são as lâmpadas, ampolas de medicamentos, cristais e vidros temperados, que não podem ser reciclados. Tirando esses itens, todos os tipos de vidro podem ser reciclados, o que torna o material um amigo do meio ambiente.
Papel
A cadeia produtiva do papel é extremamente nociva ao meio ambiente, uma vez que, para produzir o material, são desmatadas áreas de mata nativa, substituídas por plantações de pinus e de eucaliptos. Além disso, a indústria do papel também consome muita água e energia elétrica. Nesse contexto, a reciclagem se torna uma importante aliada, visto que surge como uma opção mais sustentável. E mais que isso, auxilia a reduzir o descarte de detritos no meio ambiente.
A reciclagem do papel começa com a separação, depois passam por triagem para só então serem macerados. A partir daí, são misturados com água, para que as fibras de celulose amoleçam e se separem. O resultado é uma pasta que pode ser moldada. Porém, para que o papel reciclado seja utilizado comercialmente, ele passa por um processo de destintagem, em que a cor é removida por meio de processos químicos. Desse modo, fica pronto para ser comercializado.
Na hora de selecionar quais embalagens podem ou não ser recicladas, devemos nos atentar ao estado do papel, que não pode ser revestido de outros materiais (como em sachês de molho de tomate, revestidos de alumínio, por exemplo), também não podem ter camadas impermeáveis ou estar engordurados. Já as caixas de papelão, embalagens de cartolina, folhas de cadernos, jornais e revistas são facilmente recicláveis.
Plástico
O plástico é um dos materiais mais presentes no nosso cotidiano. Desde as embalagens de alimentos, até a construção civil, ele está em todos os lugares pela sua praticidade e resistência. Entretanto, o plástico pode ser um grande vilão para o meio ambiente, isso se deve ao tempo que ele demora para se decompor, aproximadamente 450 anos. Porém, o material pode ser reciclado e, assim, tornar-se menos nocivo ao meio ambiente. Mas para que o processo seja bem sucedido, alguns cuidados tem que ser tomados.
Em primeiro lugar, é preciso estar ciente das propriedades do material que se está trabalhando, já que muitos plásticos são compostos por ligas que conferem propriedades específicas ao produto e, consequentemente, o tornam mais difícil de se misturar com outros compostos. Sendo assim, a coleta e separação do plástico deve ser feita pensando nessas especificidades, o que torna o trabalho um pouco mais complexo. Desse modo, as embalagens plásticas devem ser destinadas a centros de reciclagem especializados que contam com infraestrutura e técnica para entregar resultados satisfatórios, sem prejudicar a qualidade do produto final.
Nesses centros, após a separação, o material passa por um moinho que quebra as embalagens em pequenos pedaços. Em seguida, são lavados e secos. Só então são aquecidos e aditivados, transformando-os em matéria-prima novamente, sendo encaminhado à industrias que darão destino a ele. Sacolas, sacos de lixo, lixeiras, pisos plásticos e pallets são alguns dos produtos que podem ser feitos com plástico reciclável. Desse modo, o material deixa de ser um inimigo e se torna uma solução.
As mantas e almofadas Heropack são 100% plásticas, o que facilita o processo de reciclagem. Elas só precisam ser encaminhadas a um centro de reciclagem, onde receberão o tratamento adequado, reduzindo seu impacto ao meio ambiente. Colabore com o meio ambiente você também, recicle!