O descarte de embalagens e a Logística Reversa

11.03.2021 | Categoria: Sustentabilidade

Com a crescente preocupação com o meio ambiente e a importância desse assunto nos dias atuais, as cobranças dos consumidores para iniciativas sustentáveis se tornou um grande diferencial e abertura para novos caminhos para as empresas. A Heropack, mesmo atuando no mercado com itens plásticos possui consciência ambiental em seu cerne e por isso, aproveita este espaço para conscientizar seus clientes a respeito do descarte e gerenciamento dos resíduos sólidos da cadeia logística. Acompanhe com atenção e entenda tudo sobre a Logística Reversa.

O que é Logística Reversa?

Conforme a Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Logística Reversa é caracterizada “por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada” (Art. 3°, inc. XII).
Na prática, a Logística Reversa é realizada por meio de sistemas que promovem a coleta, reuso, reciclagem, tratamento e/ou disposição final dos resíduos gerados após o consumo de diversos produtos – seja o próprio produto já sem uso, sejam suas embalagens descartadas.

Com descartar as embalagens de proteção Heropack corretamente?

Bastante utilizado para proteger eletrodomésticos, eletrônicos e outros objetos considerados frágeis, as Mantas e Almofadas de ar ainda não são reaproveitadas como o esperado. Apesar do plástico ser 100% reciclável e poder ser reutilizado em outros meios, ele provoca o acúmulo de lixo na natureza se não descartado corretamente. É claro que o descarte consciente e o destino dado à qualquer tipo de embalagem influencia no processo de reciclagem ou seu reaproveitamento.

As cooperativas de reciclagem desenvolvem o processo de tratamento dos materiais recicláveis e os enviam às empresas recicladoras, mas até esta fase existe uma série de etapas que a antecedem:

  • Coleta: Aqui os catadores coletam o lixo reciclável como alumínio, papel, plástico e vidro, e entregam à cooperativa. Essas empresas contam com o trabalho dos catadores ou até mesmo funcionários dessas próprias empresas.
  • Triagem: quando o material chega às cooperativas, ele precisa ser separado para que nas empresas recicladoras sejam tratados e reciclados, portanto, devem ser colocados em seus respectivos latões, de acordo com o tipo de cada material.
  • Prensa: o material já separado é prensado, e para que isso aconteça são necessárias grandes prensas que compactam material em grande quantidade e o transformam em grandes blocos.
  • Venda: nessa etapa todo o material é transportado e vendido para empresas recicladoras que fazem o processo de reciclagem, tornando a usar esses materiais como matéria-prima.

Colabore com o meio ambiente você também! As cooperativas de reciclagem ajudam a gerar empregos e colaboram para a valorização do trabalho de catadores. A Heropack apoia a preservação ambiental! Entre em contato conosco e saiba mais.

Veja também

18.11.2022

Como o lead time otimiza sua produção

Lead time como alternativa para aperfeiçoar processos e tornar sua produção mais eficiente As empresas estão cada vez mais interessadas em otimizar sua produção. Isso porque, quanto mais […]

Continue lendo
02.05.2023

A Importância da gestão humanizada no processo logístico

A gestão humanizada é uma estratégia adotada como forma de valorizar o talento humano, promover um ambiente de trabalho saudável e, por consequência, reduzir custos e alavancar resultados. […]

Continue lendo
23.01.2024

Materiais biodegradáveis: uma solução desde os anos 80

O conceito de biodegradação surgiu em meados dos anos 80, quando a conscientização sobre o meio ambiente se tornou mais evidente. A partir de então, produtos de material […]

Continue lendo
Envie-nos uma mensagem