Como proteger aparelhos eletrônicos do calor

12.05.2022 | Categoria: Engenharia, Tecnologia

Altas temperaturas danificam dispositivos eletrônicos de forma irreparável. Saiba como cuidar e transportar seus aparelhos em segurança.

Não é só você que sofre com o calor, ele também é inimigo dos seus dispositivos eletrônicos. Isso porque, com as altas temperaturas, o desempenho de celulares, tablets e computadores é prejudicado, causando danos que, a longo prazo, podem ser irreversíveis. Mas por que o calor faz tão mal aos dispositivos eletrônicos?

Enquanto está “trabalhando”, qualquer aparelho acaba, naturalmente, gerando calor. Porém, caso ele esteja funcionando perfeitamente, esse aumento da temperatura é aceitável. Entretanto, quando a temperatura externa está alta, as trocas de calor entre o aparelho e o ambiente não são suficientes e, consequentemente, o dispositivo acaba superaquecendo.

Esse aumento significativo na temperatura causa uma série de problemas ao aparelho. Por exemplo, os semicondutores, (material do qual são feitos os chips dos aparelhos eletrônicos) acaba se degradando pelo calor. Além disso, os componentes internos de celulares, tablets e computadores se dilatam e se contraem com as variações de temperatura, o que também danifica o equipamento.

Dessa forma, precisamos nos atentar a segurança de nossos eletrônicos se quisermos prolongar sua vida útil. Para isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a cuidar deles:

EVITE EXPOSIÇÃO AO SOL

Televisores perto da janela? Esqueça! A incidência de luz solar, dia após dia, aumenta significativamente a temperatura do aparelho, danificando-o. Isso se aplica aos demais dispositivos eletrônicos, que também vão ter aumentos prejudiciais de temperatura. Também fique atento com rádios, celulares e tablets esquecidos em carros, o calor dentro deles pode ser intenso e perigoso à saúde do equipamento.

EM CASO DE SUPERAQUECIMENTO, PARE!

Atualmente, o uso de dispositivos eletrônicos faz parte de nossa rotina, nós passamos horas com um celular na mão, por exemplo. Mesmo assim, não nos atentando as alterações de desempenho do dispositivo e, principalmente, suas variações de temperatura. E é por isso que, hoje, muitos aparelhos já avisam que estão superaquecidos. Caso seu smartphone exiba uma mensagem de alerta, não hesite, pare de utilizar o aparelho por alguns minutos e espere a temperatura abaixar. Isso pode salvar seu dispositivo.

CUIDADO COM O TRANSPORTE

Mas e quando os cuidados com os eletrônicos não dependem de nós? O transporte de computadores, notebooks, celulares e tablets deve ser feito de forma responsável. Por isso, transportadoras investem em embalagens de qualidade capazes de isolar os dispositivos e os proteger de impactos, umidade e, principalmente, mudanças de temperatura. Uma solução para o transporte seguro de eletrônicos são as almofadas e mantas de ar.

Veja também

06.12.2023

Qual a diferença entre reciclagem, oxibiodegradação e biodegradação?

O plástico está presente em muitos produtos do nosso cotidiano, seja em embalagens ou em sua própria composição. Mas, você sabia que apenas 4% de todo o resíduo […]

Continue lendo
07.12.2021

A importância da embalagem no e-commerce 

Em nosso cotidiano é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha feito uma compra sequer em ambiente online. Em geral, o envio e o embalamento seguro do produto vendido é de responsabilidade do comerciante ou […]

Continue lendo
28.10.2024

Dicas para embalar seus produtos e encomendas com segurança e eficiência

As compras online seguem crescendo sem nenhum sinal de recuo em relação às presenciais. E com essa prática cada vez mais presente no dia a dia de empresas […]

Continue lendo
Envie-nos uma mensagem