Dia das mães: o seu e-commerce está preparado?
Dicas para turbinar suas vendas O e-commerce tem sido uma ferramenta bastante eficaz para aproveitar as oportunidades comerciais trazidas pelas datas comemorativas, e isso não é diferente no […]
A logística de armazenagem encontra-se presente no âmbito da cadeia de suprimentos de uma empresa. Sua principal tarefa é a preservação e o armazenamento de todas as mercadorias, levando em conta o fluxo entre as demandas e as vendas realizadas pela empresa. Dessa forma, a logística de armazenagem lida com todo processo de custos operacionais e prioriza um trabalho com alta qualidade e segurança. Por outro lado, ela também coordena a gestão dos materiais guardados e manuseados pelo setor de produção da empresa, além de controlar as etapas de transporte, manuseamento e acondicionamento dos materiais. Assim, essa abordagem realiza um atendimento rigoroso sobre o setor produtivo e o setor comercial, pois a armazenagem indica a responsabilidade empresarial para com seus clientes, fornecedores e comerciantes. Portanto, o controle do fluxo de materiais varia entre as empresas, de modo que cada uma delas pode optar por uma logística de armazenagem diferente, como a gestão de estoque e inventário e a segurança do armazém. Continue lendo para saber mais sobre a logística de armazenagem e qual a mais ideal para sua empresa!
Qual é a finalidade da logística de armazenagem?
De maneira geral, o projeto de layout do armazém é o ponto de partida para regularizar a logística de armazenagem, pois ele estuda as possibilidades de crescimento e aprimoramento do armazém e dos setores próximos. A Heropack é uma empresa que preza pelo seu aperfeiçoamento e pela segurança de seus clientes de acordo com as solicitações de pedidos, auxiliando nesse processo de armazenagem através de seus produtos utilizando as mantas e as almofadas de ar Heropack.
A logística de armazenagem minimiza os custos operacionais da empresa, porém, ela mantém o perfil de alta qualidade da gestão. E o que isso significa? Significa que as mercadorias e as suas propriedades – como altura, peso e dimensão de cada produto – são otimizados e o estoque e a distribuição passam a garantir uma supervisão profissional de cada mercadoria.
Além disso, a logística de armazenagem coordena os possíveis meios de transporte das mercadorias, com alta qualidade e segurança. Assim, a empresa realiza uma estocagem alinhada e garante uma distribuição segura entre a empresa ou em lugares destinados a estes produtos. Portanto, a função geral da logística de armazenagem é assumir todas as etapas do processo de armazenação e distribuição da empresa, controlando cada uma de suas movimentações internas e externas.
Vantagens da logística de armazenagem
Entre as vantagens da logística de armazenagem, cinco se destacam, levando em conta sua eficiência e aumento significativo do controle de mercadorias. A primeira é a localização centralizada do armazém, que auxilia no recebimento, na preparação e no transporte de produtos para as lojas e/ou clientes.
A segunda é que o investimento nos processos de adquirir matéria-prima e aplicação dos recursos sobre boas estruturas fazem toda diferença para o armazém. Nesse processo deve ser considerado a temperatura, a iluminação e a ventilação do ambiente, para impedir possíveis perdas ou prejuízos para a empresa.
A terceira é que a solicitação de uma gestão de estoque, com regulamento dos níveis de mercadorias do armazém, evita gastos exagerados e impede a perda de controle sobre a quantidade de mercadorias contidas no estoque. Por consequência ocorre uma diminuição significativa no índice de perdas da produção.
A quarta é que o serviço empresarial e do setor de armazenagem e distribuição se torna altamente eficaz, uma vez que as mercadorias são entregues nos prazos estipulados e a produção permanece constante. Assim, a empresa reduz seus custos, pois evita gastos desnecessários e que possam atrasar a checagem e a armazenagem do resultado final.
Por fim, a quinta é a otimização do estoque e da distribuição das mercadorias. Os sistemas industriais de armazenagem equipam a empresa para uma topologia crescente, que eleva sua produção e a emissão de mercadorias. Concluindo, a logística de armazenagem amplia a segurança do transporte e dos estoques de mercadorias.
Há diferenças entre o estoque de mercadorias e o armazém logístico? Quais?
Pode parecer, em primeiro momento, que o estoque de mercadorias e o processo logístico de armazenagem são a mesma coisa. Entretanto, são dois processos totalmente distintos, mas que estão relacionados com as mercadorias de uma empresa.
O estoque de mercadorias é um processo bem mais simples se comparado com o armazém logístico. Esse trabalho diz respeito ao espaço inteiramente físico onde todas as mercadorias são guardadas, porém, é a logística de armazenagem que opera todas as ações a serem realizadas na estocagem.
Mais que isso, a logística de armazenagem possui uma tarefa tripla em relação as ações sobre as mercadorias. Essa tarefa consiste em: (1) manter todo o estoque, (2) deslocar as mercadorias dentro e fora da empresa, seja recebendo ou despachando produtos, e (3) atender todas as necessidades de cada cliente, comércio ou fábrica que solicita uma mercadoria específica.
A Heropack é uma empresa que há anos te ajuda a cuidar de seus produtos, auxiliando no armazenamento de suas mercadorias. Nos siga no Instagram e conheça nossos produtos: https://www.instagram.com/heropack.embalagens/
Dicas para turbinar suas vendas O e-commerce tem sido uma ferramenta bastante eficaz para aproveitar as oportunidades comerciais trazidas pelas datas comemorativas, e isso não é diferente no […]
A necessidade de proteção adequada durante o processo logístico é o ponto em comum de muitas empresas, independente da indústria em que elas atuam. E para garantir que […]
Está em busca de reciclar os seus conhecimentos em logística ou mesmo iniciar os estudos nessa área tão promissora? Que tal investir parte do seu tempo em uma […]