O conceito de biodegradação surgiu em meados dos anos 80, quando a conscientização sobre o meio ambiente se tornou mais evidente. A partir de então, produtos de material biodegradável ganharam destaque no mercado.
As décadas de 80 e 90 foram decisivas para a conscientização empresarial sobre o meio ambiente, principalmente para setores como embalagens, agricultura e medicina. Tornou-se necessária uma inovação no mercado, que envolve a substituição de matérias-primas convencionais por opções alternativas ecológicas, como milho, mandioca, beterraba ou materiais sintéticos.
Ao utilizar materiais não derivados de origem fóssil, criam-se produtos biodegradáveis, ou seja, degradados mais rapidamente por fatores naturais como bactérias, algas e fungos, convertendo-se em biomassa, dióxido de carbono e água, sem gerar microplásticos.
Por que utilizar material biodegradável nos dias atuais?
Por muitos anos notou-se a intensificação dos problemas ambientais causados pela poluição por plásticos e outros materiais que não se decompõem facilmente no ambiente, geralmente levando de décadas a centenas de anos para se degradarem completamente.
Atualmente, contamos com diversos meios de auxiliar diretamente no impacto que estes materiais geram: o desenvolvimento de polímeros biodegradáveis, como o ácido polilático (PLA) e o poli-hidroxialcanoatos (PHA), por exemplo.
Tecnologia utilizada em produtos Heropack®
Aqui na Heropack, investimos em tecnologia d2w®: ao fim de sua vida útil, nossos plásticos se decompõem por completo na presença de oxigênio, gerando um composto orgânico semelhante a cera que é prontamente consumido por bactérias e fungos.
Experimente esta inovação na prática!
Confira nossos produtos e comprove.
Veja também
Protegendo o futuro: 5R, ESG e LGPD
Embalagens Biodegradáveis são o caminho para um futuro livre de plásticos poluentes
O que você precisa saber sobre reciclagem de embalagens